Rejuvelac elixir probiótico e rejuvenescedor

Rejuvelac elixir probiótico e rejuvenescedor

0 Flares 0 Flares ×

Rejuvelac, é quase um elixir de juventude e é ótimo para a flora intestinal!

A mãe desta maravilhosa redescoberta é a Dra. Ann Wigmore (1909-1994) que ficou conhecida por popularizar o estilo de vida da alimentação viva. O Rejuvelac foi descoberto há mais de 2 mil anos, mas só graças às pesquisas na década de 80 desta doutora que ele voltou a ser reavivado.

O Rejuvelac é uma bebida fermentada, feito a partir de grãos germinados. Uma vez que contém um elevado nível de enzimas, dá uma ajuda na digestão e substitui ainda as enzimas, que são retiradas de alimentos após serem cozinhados. Ele contém bactérias amigáveis (um verdadeiro caldo probiótico – organismos vivos bactérias e leveduras) que são necessárias para um cólon saudável, que ajuda a eliminar toxinas. Também é rico em vitaminas B, C e E, o que ajuda no rejuvenescimento, porque a vitamina E é um antioxidante e o processo de envelhecimento é no fundo um processo de oxidação e o que a vitamina E faz é retardar a oxidação.

A vantagem de ter sempre um Rejuvelac é que pode ser bebido puro ou com limão espremido ou ser usado em várias receitas que você faça (pode usar por exemplo na confeção caseira de leite vegetal, substituindo um pouquinho da parte de água que é usada, pode também adicionar em sucos naturais ou vitaminas que faça em casa, porque quando liga o liquidificador ele deixa entrar oxigénio, como o Rejuvelac é rico em vitamina E permite o retardar da oxidação, mantendo os nutrientes por mais tempo).

Nunca adicione açúcar no Rejuvelac porque assim está alimentando as bactérias do mal. Elas vão brigar com as bactérias do bem e assim formar uma batalha no seu intestino. E o ideal é haver uma harmonia e não uma briga entre bactérias no seu intestino.

Como confecionar então esta bebida tão rica que é o Rejuvelac?

Primeiro é importante saber com que cereal vai fazer o Rejuvelac.

O Rejuvelac é feito normalmente com trigo (Ann Wigmore também fazia com trigo) mas pode ser feito com outros cereais e até com repolho.

No entanto o trigo de hoje é um transgénico, hibridizado e contém glúten. E embora as sementes de trigo germinadas tenham menos quantidade de glúten, a verdade é que mesmo assim os intolerantes ficam sensíveis.

Assim no Instituto Ann Wigmore, há cerca de 13 anos, retiraram tudo o que contém trigo e também o substituíram na receita de Rejuvelac.

Se você tem intolerância ao glúten ou prefere fazer uma alimentação livre de glúten, pode usar por exemplo cereais como quinoa marrom ou branca, painço, amaranto e teff (este ultimo ainda não é muito conhecido no Brasil).

O procedimento é igual para todos eles.

Então vamos às etapas da confeção do Rejuvelac:

1 – Hidratação dos grãos

Coloque em um frasco uma xicara de grãos mais 2 a 3 xicaras de água, tape com voal e coloque um elástico para vedar a entrada de bichos, e deixe repousar durante 5 a 6 horas (se o grão escolhido se tratar de uma oleaginosa coloque antes na geladeira durante o processo de hidratação).

2 – Germinação dos grãos

Após o repouso de 6 horas retire a água da hidratação e lave as sementes por 5 vezes para eliminar os inibidores de enzimas. Mas neste processo não deverá tirar o voal e o elástico. Depois de lavadas as sementes e a água bem escorrida deixe a germinar. O frasco deverá ficar com uma inclinação de 45º. Tenha atenção para que ao colocar o frasco inclinado ele não fique totalmente tapado e que o ar possa circular pelo voal. Um bom local para o colocar é no escorredor da loiça, que permite a inclinação sem tapar as entradas de ar.

O grão está germinado quando a radícula (o narizinho do grão) tem uma a duas vezes o tamanho do grão (cerca de 1 a 2 dias).

rejuvelac

Quinoa germinada

rejuvelac

Trigo germinado

Se a semente não germinar é porque não é uma semente viva logo não é boa para fazer Rejuvelac.

Benefícios da germinação: Acordam as enzimas das sementes e redigere os macronutrientes (as proteínas transforma em aminoácidos, as gorduras em ácidos graxos e carboidratos complexos em simples) assim o corpo não tem de fazer este trabalho. As sementes cruas têm componentes que acidificam o organismo e na germinação há uma ação química que alcaliniza as sementes. Então sempre que usar sementes cruas na sua alimentação coloque as sementes em água.

3 – Primeiro ciclo de Rejuvelac

Depois de as sementes estarem germinadas estão prontas para fazer o Rejuvelac. Então você retira o elástico e o voal do frasco enche com três medidas de água em relação à medida das sementes germinadas, coloque novamente o voal e elástico e deixe repousar durante 2 a 3 dias, se estiverem dias muito quentes então dois dias chegam para fazer o Rejuvelac.

Após esse tempo de repouso o Rejuvelac está pronto (o primeiro que vai sair dessas sementes germinadas). O bom do Rejuvelac é que as mesmas sementes germinadas dão para fazer 3 ciclos de Rejuvelac!

Não retirando o voal e o elástico passe o liquido formado que é turvo para outro frasco higienizado com tampa. Mas deixe um pouco do preparo de Rejuvelac junto com as sementes germinadas.

Você pode conservar o Rejuvelac na geladeira fechado por até 5 dias e tomar 1 a 4 copos por dia.

O bom Rejuvelac tem gosto de água com limão e o cheiro é agradável, se estiver cheiro ruim é porque não está bom para ser consumido!

4 – Segundo ciclo de Rejuvelac

No frasco onde ficaram as sementes e um pouco do preparo de Rejuvelac, retire o voal e elástico e torne a colocar água 3 vezes a medida das sementes, tape novamente com o voal e elástico e deixe repousar durante 1 dia.

Após esse tempo de repouso novo Rejuvelac estará pronto!

Para retirar o novo Rejuvelac proceda da mesma forma que no ponto 3.

Não retirando o voal e o elástico passe o liquido formado que é turvo para outro frasco higienizado com tampa. Mas deixe um pouco do preparo de Rejuvelac junto com as sementes germinadas.

Conserve também na geladeira por até 5 dias fechado.

5 – Terceiro ciclo de Rejuvelac

Proceda igualmente como no ponto 4 e terá um novo Rejuvelac.

Após os três ciclos de Rejuvelac você descarta as sementes e para fazer mais terá então que voltar a hidratar e germinar novas sementes.

Para ter sempre Rejuvelac disponível convém fazer nova germinação de sementes de 2 em 2 dias.

Só uma última nota para a preparação do Rejuvelac, use sempre, sempre água filtrada, o cloro atrapalha essa preparação e a formação das enzimas!

rejuvelac

Resumo das várias etapas para preparar o Rejuvelac

Espero que tenham gostado dessa dica!

Vai ver que vai gostar de usar o Rejuvelac no seu dia-a-dia porque vai melhorar em muito a qualidade das suas receitas e da sua saúde!

Você também vai gostar de ler:

Imagem de destaque retirada do site cleanfooddirtygirl.com

Bye, bye

Delicadelas, porque há segredos que se contam!

5
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email 0 0 Flares ×
kakum

É uma mulher como qualquer outra, simples, criativa, que adora moda e decoração e tem uma preocupação especial com a saúde e beleza. Quer ter um espaço para puder partilhar vários assuntos relacionados com esses temas e poder trocar experiências com as suas leitoras.

6 comentários

  1. Alessandra - 30/08/2016

    Olá! Gostaria de saber as informações nutricionais do Rejuvelac? Carboidratos, proteínas, sódio…

    • kakum
      kakum - 08/09/2016

      Olá Alessandra
      Obrigada pela excelente pergunta que coloca
      Depende um pouco também do grão que é usado
      Mas em termos gerais o trigo pelo que pesquisei por 240ml tem
      20 calorias
      10mg de sodio
      1g carbo hidratos
      0g Gorduras, colesterol, fibras, açucar, proteinas

      Espero ter esclarecido suas duvidas
      Abraço

  2. Geyzza - 28/04/2016

    Posso fazer rejuvelac com qualquer grão?

  3. Claudete - 24/04/2016

    Oi Kakum.. Você já fez algum rejuvelac que tivesse cheiro/gosto ruim? Eu fiz com trigo (mas não é trigo orgânico) e ficou com cheiro e gosto ruim. O que será que pode ter acontecido?

    • kakum
      kakum - 24/04/2016

      Olá Claudete!
      O cheiro do Rejuvelac bom pode parecer estranho é um odor de fermentado. Se tiver com cheiro muito ruim e estragado então é porque não deve estar bom para ser consumido. Ás vezes pode acontecer de ele dar errado! Então se vc não tá com confiança sugiro que refaça um novo. A primeira fase o odor de fermentado é mais intenso.
      Espero que tenha podido ajudar!
      Abraço

Comentar