Depilação: diferentes métodos

Depilação: diferentes métodos

0 Flares 0 Flares ×

Quais as diferenças dos vários métodos de depilação que existem?

Habitualmente se fala em duas famílias exterminadoras de pêlos:

  1. Depilação não definitiva: Lâmina, cremes e espumas depilatórios, ceras, máquinas elétricas e com linha (especifica para o rosto) – retiram os pêlos com prazo à vista.
  2. Depilação definitiva: Electrólise, Laser e Luz pulsada – que prometem nos livrar da pelugem por muito e muito tempo. Embora designada de definitiva, com os pêlos o adeus nunca é para sempre. Estas técnicas de depilação modernas de fato retardam o crescimento do pêlo, ao mesmo tempo que os reduzem e os tornam mais fracos, praticamente insignificantes. No entanto o crescimento dos pêlos está dependente do nosso frágil equilíbrio hormonal podendo eles voltar caso se dê alguma alteração hormonal como poderá ser o caso de uma gravidez ou menopausa.

Então em seguida está um resumo destes tipos de depilação que referi sublinhando os pontos a favor e contra.

Lâminas

Cortam o pêlo superficialmente. Ao crescer fica áspero e mais grosso. O corte deve ser feito no sentido do crescimento do pêlo para evitar que fiquem encravados. Para maior segurança devem ser usadas com espuma de barbear.

A favor: É uma depilação rápida, fácil, barata, higiénico e indolor se correr bem sem nenhum corte.

Contra: Dura poucos dias, pode provocar cortes, o pêlo tem tendência a ficar mais grosso (tenham especial cuidado no uso de lâmina nas axilas e virilhas)

Cremes e Espumas Depilatórias

Contém substâncias químicas que destroem o pêlo, o que facilita a sua queda e remoção. Actuam a nível superficial.

A favor: É uma depilação rápida, fácil, higiénica e normalmente sem complicações.

Contra: Dura poucos dias, pode causar alergias, pode causar queimaduras e outras lesões quando o tempo indicado não é respeitado e pode não ser totalmente eficaz em pêlos muito grossos.

Cera quente

Neste tipo de depilação existem panelas próprias para o uso deste tipo de cera, ela é aplicada na pele no sentido do crescimento do pêlo, se aguarda uns segundos e é retirada no sentido contrário removendo o pêlo pela raiz.

A favor: É uma depilação  duradoura pode durar 4 semanas em média e não é excessivamente dolorosa (no entanto depende da zona e da sensibilidade da pessoa) pois a temperatura da cera ajuda à dilatação dos poros o que vai facilitar a remoção dos pêlos. Indicada para zonas sensíveis e com pelo grosso, como axilas ou virilhas.

Contra: Pode queimar se estiver muito quente; não é aconselhada em zonas de fragilidade capilar ou com problemas circulatórios, não é aconselhada em peles sensíveis, nem em zonas com sinais salientes, foliculites, cicatrizes, estrias recentes ou manchas de pigmentação, não deve ser usada por grávidas. Importante é se certificar de que a cera usada não é reutilizada, se certifique que após ser usada é colocada no lixo!

Cera Semifria

Aplicada habitualmente por um roll-on especifico para depilação no sentido do crescimento do pêlo e retirada com o auxílio de bandas (lenços para depilação) no sentido contrário, removendo o pêlo pela raiz.

A favor: É uma depilação duradoura pode durar até 4 semanas em média e é higiénica: as ceras e bandas não são reutilizadas de maneira nenhuma. Mais indicada para o uso nas pernas, mas poderá ser aplicada nas virilhas e axilas. Também não é muito dolorosa (no entanto depende da zona e da sensibilidade da pessoa).

Contra: Não é aconselhada em zonas com problemas circulatórios, em peles sensíveis e em zonas com alterações cutâneas. Também não é indicada o seu uso em zonas em que a pele é flácida.

Cera Fria

Vendida já em bandas (folhas de depilação) prontas a usar. É aplicada no sentido do crescimento do pêlo e retirada no sentido contrário. Pode ser um método duradouro se remover o pêlo pela raiz e não o partir na altura de ser puxado.

A favor: Dura entre 2 a 3 semanas em média e é higiénica, as bandas vão para o lixo não havendo possibilidade de reutilizar. Indicada para uso nas pernas e podem ser adquiridas facilmente em drogarias/farmácias/supermercados.

Contra: É uma depilação dolorosa pois não dilata os poros (no entanto depende da zona e da sensibilidade da pessoa), mal utilizada origina facilmente pêlos encravados, não é aconselhada em peles sensíveis e em zonas com alterações cutâneas, não é indicada em zonas com pele flácida.

Máquina eléctrica

Cada marca possui a sua tecnologia, mas em geral existe no aparelho um mecanismo que a cada passagem na pele, funciona como uma pinça que puxa o pêlo e o arranca pela raiz.

A favor: É uma depilação fácil de usar e higiénica. Algumas possuem várias cabeças, adaptadas às diferentes zonas do corpo. É duradoura porque arranca o pêlo pela raiz.

Contra: É dolorosa (no entanto depende da zona e da sensibilidade da pessoa) pois o pêlo é puxado sem dilatação do poro, não é aconselhada em peles sensíveis nem em zonas com pele flácida. Este método de depilação pode causar hematomas.

Com Linha ou Egípcia

Destinado à depilação do rosto. Consiste em apenas utilizar um fio 100% de algodão. Este fio é torcido e enrolado com as duas mãos, inserindo a sua extremidade na boca, de forma a provocar pressão no mesmo. Desliza sobre a pele, entrelaçando o pêlo com a parte do fio que se encontra enrolado, o retirando a partir do folículo.

A favor: Dura cerca de um mês. A linha consegue remover uma linha inteira de pêlos de uma só vez, resultando numa linha recta sem pêlo, muito limpa e precisa. Indicada para pessoas com a pele extremamente sensível.

Contra: Pode ser considerada dolorosa por não dilatar os poros (no entanto depende da zona e da sensibilidade da pessoa).

Electrólise

Consiste na introdução de um filamento metálico no interior do folículo piloso, onde é feita uma pequena descarga eléctrica destruindo as células germinativas do pêlo, retardando o seu crescimento. É uma depilação feita pêlo a pêlo, o que exige tempo e uma grande precisão por parte do profissional que tem de ser credenciado.

A favor: É uma depilação indicada para pequenas áreas, especialmente na face, é eficaz em pêlos que nunca foram extraídos por outro método. Pode ser usada em pêlos claros, brancos e ruivos.

Contra: É dolorosa, incômoda (no entanto depende da zona e da sensibilidade da pessoa) e demorada, não é indicada para grávidas, pessoas com epilepsia, hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e portadoras de aparelhos como bypass e pacemaker, são necessárias várias sessões para se atingir resultados permanentes.

Laser

Acaba com o pêlo através de uma descarga energética que atinge o folículo piloso. A energia do laser é absorvida pelo o pêlo escuro, que atrai e concentra a luz a encaminhando até ás células da papila germinativa que são destruídas. É exigido uma profissional credenciada.

A favor: Não é uma depilação muito dolorosa (no entanto depende da zona e da sensibilidade da pessoa), permite trabalhar grandes áreas e pode ser aplicada em quase todas as zonas do corpo. É bastante eficaz na guerra contra os pêlos, na minha opinião e experiência a mais eficaz.

O tipo de laser que aconselho é o alexandrite ou díodo.

Contra: Não deve ser usado em pessoas morenas ou de pele escura: não há contraste entre o pêlo e a pele podendo surgir queimaduras ou manchas. Este tipo de depilação não é eficaz em pêlos claros; não é indicada para grávidas, pessoas com epilepsia, hipertensão, diabetes, problemas cutâneos, problemas cardíacos, e portadoras de aparelhos como bypass e pacemaker, são necessárias várias sessões para se atingir resultados permanentes.

Luz Pulsada

É uma das técnicas mais recentes e a sua ação sobre o pêlo é semelhante à do laser, embora possa ser utilizada em pessoas morenas e de pele escura, porque permite a adaptação da descarga a cada caso. É necessário uma profissional credenciada.

A favor: É ainda menos dolorosa que o laser, permite trabalhar grandes áreas e pode ser aplicada em quase todas as zonas do corpo. Tem alguma eficácia na luta contra os pêlos embora menor do que o poderoso laser.

Contra: Não é eficaz em pêlos claros, pois a ausência de melanina impede o transporte da descarga até às células germinativas; não é indicada para grávidas, pessoas com epilepsia, hipertensão, diabetes, problemas cutâneos, problemas cardiacos, e portadoras de aparelhos como bypass e pacemaker, são necessárias várias sessões para se atingir resultados permanentes.

E agora, estão um pouco mais esclarecidas?

Depois deste resumo vou falar um pouco da minha experiência com depilação!

Eu usei todos os métodos de depilação não definitiva e mesmo assim tinha as pernas cheias de pêlos encravados. Cheguei a usar cremes e loções próprias para os pêlos não encravarem, esfoliava quase todos os dias no banho, aplicava cremes super hidratantes e nada resolvia. Era bem inestético porque provocava manchas horríveis. Inclusivamente eu deixei de usar saias e shorts por vergonha das minhas pernas. Além de que os meus pêlos eram bem grossos e fortes.

Bom… tudo o que uma mulher não deseja!

Já desesperada consultei a minha dermatologista que avaliou o meu caso e disse muito claramente sem dó nem piedade, nada vai curar esse problema… apenas uma coisa vai fazer você se livrar desses pêlos encravados e das manchas… sessões de depilação com laser!!!!

Eu ainda perguntei se não haveria algum creme milagroso, mas ela foi bem clara dizendo que não, e que se eu queria deixar de ter esse problema eu teria de ir a uma clínica especializada e fazer depilação a laser.

Mas bendita a hora em que fiz depilação a laser, hoje não tenho qualquer mancha ou pelo encravado, me livrei dos pêlos e agora no verão é raro colocar umas calças…

Portanto no meu caso o investimento na depilação a laser foi muito bem aplicado, foi das melhores coisas que fiz na minha vida e não me arrependo nada!

Quem poder e saiba de um lugar de confiança com profissionais especializados e credenciados eu super aconselho.

Bom espero que vos tenha ajudado o esclarecimento dos diferentes tipos de depilação e o relato da minha experiência com pêlos!

Conheça aqui a dieta bronzeadora que além de emagrecer potencia o seu bronzeado!

Bye, bye

Delicadelas, porque há segredos que se contam!

1
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email 0 0 Flares ×
kakum

É uma mulher como qualquer outra, simples, criativa, que adora moda e decoração e tem uma preocupação especial com a saúde e beleza. Quer ter um espaço para puder partilhar vários assuntos relacionados com esses temas e poder trocar experiências com as suas leitoras.

Comentar