Cabelos cacheados e ondulados: 10 dicas

Cabelos cacheados e ondulados: 10 dicas

0 Flares 0 Flares ×

Conheça os 10 mandamentos dos cabelos cacheados e ondulados!

Este post vai revelar todos os truques para tirar o máximo partido da gloriosa textura natural dos seus cachos.

1 – Utilize o shampoo apropriado

A melhor forma de lavar os cabelos cacheados é com um shampoo próprio para cacheados. É fundamental utilizar um produto especifico para este tipo de cabelos assim dará vivacidade, hidratação e brilho que um outro shampoo não conseguirá dar ao cacho, como por exemplo o Shampoo L’Oréal Professionnel Expert Serie – Curl Contour HydraCell ou Redken Curvaceous Shampoo. Um shampoo 100% sem sulfatos, menos agressivo, também pode ser uma boa opção como por exemplo o Shampoo Delicate Care da Matrix.

Os cabelos finos devem ser lavados dia sim, dia não, já os grossos podem suportar três ou mais dias sem serem lavados.

cabelos cacheados

2 – Hidrate, hidrate, hidrate e não se esqueça de hidratar!!!!

Quanto mais cacheado é o cabelo, mais tempo os óleos naturais demoram a viajar do couro cabeludo até às pontas, fazendo que a metade inferior pareça seca e cansada. Depois de lavar os cabelos com um shampoo especifico para cabelos cacheados, comece a hidratação ainda no banho com um condicionador também especifico para cabelos cacheados da mesma gama do shampoo que usa. Depois hidrate cada centímetro com um produto de styling que tenha poder de hidratação como o Full Swirl de Redken.

Opte por uma fórmula adequada de modo a não deixar o cabelo pesado.

cabelos cacheados

3 – Definir os cachos

A melhor forma de definir os seus cachos é aplicando  um produto de styling como por exemplo Mousse Bouffant da Kérastase e de seguida passe um pouco de sérum sugiro o Touche Finale da Kérastase ou o Sérum Liss Control+ da Tecni.art de L’Oréal Professionnel. A mousse dará definição par os seus cachos enquanto que o sérum conferirá maleabilidade.

Com as mãos ou até com a ajuda da toalha dê forma e movimento aos cachos com pequenos apertos e deixe o cabelo secar ao ar…

cabelos cacheados

4 – Se secar o cabelo com secador

Se preferir secar o cabelo com o secador ao invés de o fazer ao ar então faça os mesmos procedimentos que falei no ponto 3 e na hora de usar o secador use o difusor. Não se esqueça que um bocal normal perturba o padrão dos cachos e foca o ar quente numa pequena área de cada vez, enquanto que o difusor os seca de forma uniforme. Para cabelos com pouco volume seque de cabeça para baixo para dar volume e definição aos cachos. Se já tem volume suficiente então não precisa de secar os cabelos de cabeça para baixo.

No dia seguinte pode aplicar nas pontas o sérum de sua eleição.

cabelos cacheados

5 – Limite a quantidade de álcool

Os produtos de styling com elevado teor de álcool podem dar uma textura quebradiça aos cachos, pois absorvem toda a humidade. Os sprays capilares são os que normalmente contêm mais álcool, enquanto que os géis ou mousses são os segundos. Por isso muita atenção na hora de escolher os produtos que vai usar nos seus cachos.

6 – Deixe em paz os cachos

Quanto mais mexe no seus cabelos cacheados, mais amassa a cutícula, aumentando o frisado. O segredo é reduzir a fricção, por isso pare de esfregar os cabelos molhados com uma toalha turca grossa e passe a enxugar os cabelos suavemente com uma toalha de microfibra (depois de aplicar o seu produto de eleição). Evite também o contato com cachecóis e casacos ásperos que também podem aumentar o frisado.

cabelos cacheados

7 – Utilize o menos possível a escova

Use os dedos para despentear os caracóis e refresque os mais murchos e sem definição borrifando com um spray de acabamento como por exemplo o Spray à Porter de Kérastase. Espalhe o produto sobre o cabelo e depois dê forma suavemente com os dedos.

Desembarace os nós com um pente de dentes bem largos e nunca a escova.

cabelos cacheados

8 – Corte o cabelo a seco

Os cabelos cacheados secos são completamente diferentes de quando estão molhados. Os cachos encolhem significativamente quando secam, alguns podem enrolar bastante e outros pelo contrário ficarem mais soltos. Por isso de acordo com o tipo de cacho, da sua forma e textura deve ou não fazer o corte a seco.

9 – Diminua a temperatura

O excesso de calor alarga a fibra capilar, o que faz com que os cachos percam definição. Evite a utilização do secador (1 a 2 vezes por semana no máximo) e nunca exceda os 250 graus com as ferramentas térmicas. Se vir que seus cabelos estão com falta de definição então opte por não usar secador e coloque uma máscara como por exemplo a Mythic Oil de L’Oréal Professionnel ou Curl Contour HydraCell Masque de L’Oréal Professionnel Expert Serie, ambas proporcionam uma profunda hidratação que ajudará na definição dos seus cachos.

cabelos cacheados

10 – Troque a fronha de algodão

A fronha de algodão tem uma tendência natural de absorver a humidade dos cabelos e assim os torna mais frisados e as suas fibras prendem nos cabelos provocando quebras. Uma fronha de seda reduz a fricção e mantém os fios suaves.

cabelos cacheados

Espero que essas dicas tenham sido úteis!

Você também vai gostar de:

Imagem de destaque retirada do site make-ups.ru

Bye, bye

Delicadelas, porque há segredos que se contam!

0
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email 0 0 Flares ×
kakum

É uma mulher como qualquer outra, simples, criativa, que adora moda e decoração e tem uma preocupação especial com a saúde e beleza. Quer ter um espaço para puder partilhar vários assuntos relacionados com esses temas e poder trocar experiências com as suas leitoras.

Comentar