Aloe Vera: Estrela da medicina natural

Aloe Vera: Estrela da medicina natural

0 Flares 0 Flares ×

Aloe Vera a planta que é a estrela da medicina natural, é uma das plantas mais antigas conhecidas pelo Homem!

A planta do Aloe Vera também é conhecida por Babosa. Das cerca de mais de 300 diferentes espécies de aloés que existem no mundo, somente 2 têm efeitos terapêuticos, e por isso são muito usadas na medicina natural: Aloe Vera e Aloe Arborescens.

Como uma escultura, a planta tem a forma de uma roseta de folhas espessas e espinhosas de um verde-azulado, no centro surge uma espetacular flor amarela. Os pés de Aloe Vera chegam a ter 1 metro de altura e atingem a sua maturidade aos 5 anos, e é nessa altura que se inicia a extração da polpa gelatinosa, utilizada tanto na farmácia, como na cosmética.

É nos tratamentos de pele que o Aloe Vera ganha maior destaque, pois no meio árido o Aloe Vera demonstra uma capacidade extraordinária para acumular uma grande quantidade de água nas suas folhas carnudas. Isso é permitido graças à presença de moléculas que retêm a água nos tecidos. Ao se associar a essas moléculas, a água forma um gel magnifico e poderoso que se encontra na polpa de Aloe Vera. Assim o Aloe Vera tem a capacidade de ser absorvido rapidamente pela pele promovendo a sua juventude, hidratação e nutrição.

aloe vera

6 beneficios do Aloe Vera:

Ação Nutritiva – Estimula a formação das células e dos tecidos, pois possui 18 dos 23 aminoácidos necessários para o organismo humano.

Ação Regeneradora – Contribui para a eliminação de células antigas e a formação de novas.

Ação Digestiva – Possui enzimas que facilitam a digestão.

Ação Anti-inflamatória – Inclui propriedades que auxiliam no tratamento de inflamações, queimaduras e infeções.

Ação Anti-cancerigena – A planta também possui a capacidade de parar o crescimento de tumores, quando utilizada como forma terapêutica complementar.

Ação Cosmética – Várias marcas introduziram na sua composição Aloe Vera, podemos ver com maior frequência em shampoos e condicionadores assim como hidratantes e produtos de limpeza de pele. Eu simplesmente adoro a seguir a uma prainha ou piscina onde estive em exposição solar colocar um pós-sol à base de Aloe Vera, como por exemplo a Loção Hidrantante Pós-Sol com Aloe Vera da Nivea. Eu até tenho o hábito de o colocar na geladeira para uma sensação de frescor ainda maior!

Utilidades do Aloe Vera:

  1. Máscara de beleza – combate secura devolvendo elasticidade na pele, combate rugas e envelhecimento da pele, ajuda a combater e diminuir pigmentação e manchas escuras na pele.
  2. Acne – ajuda na remoção das células mortas abrindo os poros da pele eliminando a oleosidade.
  3. Aftershave – após barbear alivia o ardor e cicatriza rapidamente os pequenos cortes.
  4. Cicatrização – as cicatrizes diminuem e são eliminadas, quando aplicada a longo prazo. Acelera a cicatrização da pele em caso de queimaduras e acne.
  5. Picadas de insetos – ajuda a atenuar a comichão.
  6. Queimaduras pequenas- nas queimaduras menores que fazemos acidentalmente na cozinha com respingos de gordura ou utensílios quentes.
  7. Queimaduras maiores – Se o acidente for maior e a queimadura for de maiores dimensões, faça esse remédio caseiro que é um autêntico curandeiro – junte gel de Aloe Vera e Óleo de vitamina E.
  8. Queimaduras solares – Alivia a dor e vermelhidão e proporciona uma sensação de bem estar graças às suas propriedades de resfriamento semelhantes ao mentol.
  9. Erupções, urticárias ou reações alérgicas na pele – Alguma erupção, urticária ou reação alérgica pontual que possa surgir em seu corpo o Aloe Vera ajuda na sua eliminação.
  10. Esfoliação dos pés – misture 1/2 xícara de farinha de aveia, 1/2 xícara de farinha de milho, 4 colheres de sopa de gel de Aloe Vera e 1/2 xícara de loção para o corpo sem cheiro.
  11. Esfoliação normal no corpo – 2 colheres de Aloe Vera, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo orgânico e 1 colher de chá de suco de limão.
  12. Esfoliação mais intensa no corpo – 2 xícaras de sal marinho, 1 xícara de Aloe Vera, 1 xícara de óleo de coco e 2 colheres de sopa de mel.
  13. Herpes – Ajuda a curar o aparecimento de herpes.
  14. Pé de Atleta – Ajuda a combater o aparecimento de pé de atleta.
  15. Bolhas – ajuda no alivio das bolhas que aparecem nos pés por fricção no sapato.
  16. Psoríase – Ajuda a aliviar e diminuir.
  17. Rosácea e Eczemas – Ajuda na sua eliminação.
  18. Verrugas – Ajuda na sua diminuição.
  19. Cabelo –  Acelerar o crescimento do cabelo e prevenir a queda, massageando Aloe Vera no couro cabeludo, deixando descansar por 30 minutos e depois enxaguar.
  20. Caspa – Reduzir a caspa no cabelo misturando suco de Aloe Vera com leite de coco e óleo de gérmen de trigo. Massagem no couro cabeludo e enxaguar.
  21. Irritação Vaginal – Trata pequenas irritações vaginais que possam surgir.
  22. Asma – Ferva folhas em uma panela de água e respirar o vapor para aliviar os sintomas da asma.
  23. Gengivas e dentes – Usar creme dental com ingredientes de Aloe Vera para fortalecer dentes e gengivas.
  24. Detox – Um excelente desintoxicante para o organismo, tome Suco de Aloe Vera, consulte aqui a receita.

São tantas as propriedades curativas do Aloe Vera que nos Himalaias é chamado de Kumari que significa Deusa viva, no México, Sabila, que é Sábia e na Alemanhã é conhecida como a planta dos Cem Milagres.

As suas propriedades antivirais, antibacterianas e antifungicas estão cientificamente comprovadas, razão pela qual é utilizada hoje em dia para o tratamento de várias doenças na medicina natural como: problemas digestivos, sinusite, psoríase, problemas da pele, manchas, dores musculares, hemorróidas e problemas do couro cabeludo.

E viva ao Aloe Vera!

Imagem de destaque retirada do site: 4hdwallpapers.com

Bye, bye

Delicadelas, porque há segredos que se contam!

6
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email 0 0 Flares ×
kakum

É uma mulher como qualquer outra, simples, criativa, que adora moda e decoração e tem uma preocupação especial com a saúde e beleza. Quer ter um espaço para puder partilhar vários assuntos relacionados com esses temas e poder trocar experiências com as suas leitoras.

Comentar